Páginas

19 de abr. de 2010

Sobre cineclubes

Falar de cineclube é algo que, definitivamente, eu curto. Não sou freqüentadora assídua de nenhum, mas a idéia de democratização do acesso ao audiovisual soa muito bem aos meus ouvidos.

Quem não gosta de ir ao cinema no final de semana, não é? Mas o que nem todos sabem é que apenas 8% do território nacional possui salas de cinema. E, como bem sabemos, aonde há salas, o preço não é dos mais agradáveis: nas capitais brasileiras o ingresso para uma sessão de filme chega a custar R$25,00.

Dessa forma vejo o cineclube como uma grande, senão a melhor das alternativas criadas até hoje, para resolver parte desse problema. São centenas espalhados por todo o país e, além de preços mais acessíveis, os cineclubes apresentam filmes fora do circuito comercial, prestigiam o cinema nacional e quase sempre promovem debates e reflexões sobre o tema. Ou seja, não é apenas a exibição por si só.

Os cineclubes surgiram, assim, em resposta a necessidades que o cinema comercial não atendia, assumiram diferentes práticas conforme o desenvolvimento das sociedades em que se instalaram, o que se deu dentro de uma forma de organização institucional única.

Dentro de suas características, devem-se destacar três como sendo as principais: o cineclube não tem fins lucrativos, tem uma estrutura democrática (sendo, os responsáveis pela sua orientação, necessariamente eleitos) e tem um compromisso cultural ou ético. Não existe, exatamente, uma fôrma para quem quer participar ou montar um cineclube. A regra é ser democrático, tanto na escolha do filme, quanto na participação – que geralmente é gratuita. Quando é cobrada uma taxa, ela é simbólica, apenas para cobrir os custos.

Se por um lado é bom para quem assiste, os cineclubes proporcionam uma oportunidade de divulgação também para quem produz os filmes.
A união dos cineclubes aos pontos de cultura e centros culturais proporcionou uma visibilidade e um alcance ainda maior para o movimento. Além de facilitar o acesso a quem assiste, muito deles ainda proporcionam a oportunidade de produzir material próprio.

Há muitos programas de incentivo à essa prática, o que diminui ainda mais os custos, tornando cada vez mais fácil espalhar essa idéia por ai.

Se interessou? Entre em www.cineclubes.org.br, clique em programação dos cineclubes brasileiros, e descubra de qual deles você gosta mais, chame os amigos e bom filme! Vale lembrar que ainda há muitos cineclubes não-listados nesse portal. Se encontrar algum interessante, comente aqui.

2 comentários:

  1. OI PRISCILA,

    não sendo em shopping, as igrejas evangélicas compraram todos eles.

    Mas não é só os evangélicos não.

    Na Praça sãens Pena , na Tijuca tinham uns 10 cinemas, inclusive o metro tijuca.

    Acabaram-se todos.

    Aliás, PRISCILA, um amigo meu fez em Conservatória - não sei se conhece esta cidade pertinho aqui do Rio- uma réplica absolutamente identica ao cinema Metro-Tijuca que ele chamou de "Centrimetro" .(rs).

    É uma das atrações turísticas de Conservatória e ele conseguiu os equipamentos originais do antigo cinema.

    Ficou perfeito e deveria ser mais divulgado.

    O nome dele é Ivo Raposo e em geral está lá.

    Mas, PATRÍCIA, não queria alongar-me mais (a final nao estou na academia -rs-) e queria convidá-la para conhecer meu blog de humor: HUMOR EM TEXTO.

    O meu objetivo, é simplesmenbte, com as crônicas que escrevo, ajudar a manter aquilo que nacionalmente,ficou conhecido como "alma carioca".

    Um abração!

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo.

    Bom, nesse caso eu não estava falando dos antigos cinemas de rua que sim, infelizmente são raros, e fazem MUITA falta (sou tijucana de corpo e alma, sei bem como faz falta). Mas sim de iniciativas de pequeno porte, normalmente realizadas em centros culturais, pontos de cultura etc. Cineclubes são iniciativas democráticas e a idéia tem que se espalhar por ai.

    Parabéns pelo seu blog! E continue acompanhando ;)

    ResponderExcluir