Páginas

2 de mai. de 2010

O que são Pontos de Cultura?

Muitas pessoas não sabem ou não entendem muito bem o que são os famosos Pontos de Cultura. Resolvi, então, criar um post para explicar melhor o que são essas iniciativas.

Pontos de Cultura são iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil, que foram contempladas pelo programa Cultura Viva, por meio de seleção de editais públicos, e ficam responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem nas comunidades. Não têm um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e a comunidade.

O papel do Ministério da Cultura, nessa parceria, é o de agregar recursos e novas capacidades a projetos e instalações já existentes: oferece equipamentos que amplifiquem as possibilidades do fazer artístico e recursos para uma ação contínua junto às comunidades. Diante do desenvolvimento do Programa, o MinC decidiu criar mecanismos de articulação entre os diversos Pontos, as Redes de Pontos de Cultura e os Pontões de Cultura.

O mais interessante dessas atividades, na minha opinião, é justamente fomentar e incentivar aquilo que já existe, ações voltadas para a sociedade, espalhadas pelo Brasil inteiro, e, muitas vezes, em regiões com poucas opções culturais, não só para espectadores, mas, principalmente, para quem quer fazer e criar. Hoje já são mais de 1000 pontos espalhados pelo país unindo arte, cultura e educação. Confira o mapa da rede.

Leia mais sobre o assunto no post sobre Pontos de Cultura do blog Trezentos.

Fonte: http://www.cultura.gov.br/cultura_viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário