Páginas

12 de mai. de 2011

Cinema de graça na Tijuca? Tem sim senhor!



Você sabe o que são cineclubes? Não? Então dá uma olhada na postagem feita aqui no TijuCultural sobre isso: http://tijucultural.blogspot.com/2010/04/sobre-cineclubes.html


Pois é, essa é uma grande chance de você assistir a muitos filmes de forma gratuita, democratizada, e aqui na região mesmo há algumas opções.

A UERJ tem seu próprio cineclube, mais voltado para a área acadêmica, e a programação sempre é postada no blog deles: http://cineartesuerjcineclube.blogspot.com/. A última exibição foi em abril, seguida de debate.

Já o SESC Tijuca sempre contou com algumas iniciativas em sua unidade: por lá já passou o Cineclube Phobus, que já não faz mais parte da programação. Hoje em dia há o Cineclube Tijuquinha, voltado ao público infantil, sempre aos sábados, 13h30, e o Cine Como Le Gusta, cuja programação de maio segue abaixo:


"CINE COMO LE GUSTA apresenta VIDA URBANA"

No mês de maio, o Sesc Tijuca apresenta a Vida Urbana. Filmes que oferecem um painel da diversidade urbana no Brasil contemporâneo em épocas e contextos distintos, transitando entre ficção, documentário e animação. As angústias, lutas e buscas dos personagens da cidade contadas por variados diretores. Na abertura de cada sessão, damos continuidade aos curtíssimas metragens do Festival do Minuto, mostrando o frescor e a criatividade dos novos profissionais do cinema brasileiro.

7/5, 15h
EDIFÍCIO MASTER. Dir. Eduardo Coutinho. Brasil, 2002. Durante sete dias, uma equipe de cinema filmou o cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a um quarteirão da praia. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. Ao todo são 276 apartamentos conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Eduardo Coutinho e sua equipe entrevistaram 37 moradores e conseguiram extrair histórias íntimas e reveladoras de suas vidas. Na abertura da sessão MELHORES MINUTOS DE 2007. Classificação Livre.


14/5, 15h
SOLIDÕES URBANAS. Curtas. Brasil. Visões pouco alentadoras da vida na metrópole utilizando da linguagem cinematográfica para problematizar a experiência urbana na contemporaneidade. A Voz da Felicidade. Dir. Nelson Nadotti. (RS, 1987), Seu Pai Já Disse Que Isso Não é Brinquedo. Dir. Kiko Mollica (SP,2003), Ângelo Anda Sumido. Dir. Jorge Furtado (RS,1997), Invisíveis Prazeres Cotidianos. Dir. Jorane Castro (PA,2004), Sistema Interno. Dir. Carolina Durão (RJ, 2007,Ficção), Animadores. Dir. Allan Sieber (RJ,2008). Na abertura da sessão MELHORES MINUTOS DE 2007. Classificação 16 anos.

21/5, 15h
SÃO PAULO SOCIEDADE ANÔNIMA. Dir. Luiz Sérgio Person. Brasil, 1965. Grande painel sobre o impacto das transformações sociais e econômicas na cidade de São Paulo provocadas pelo surto da implantação da indústria automobilística no Brasil, sob a ótica de um indivíduo em ascensão. Após casar-se, ter amantes e progredir socialmente, unindo-se a um empresário do setor automobilístico, ele entra em crise e tenta abandonar sua carreira e sua vida conjugal. Na abertura da sessão MELHORES MINUTOS DE 2007. Classificação 12 anos.


28/5, 15h
A CIDADE E SEUS PERSONGENS. Curtas. Brasil. Documentários, animação e um filme de ficção com estilos bastante diferentes compondo este programa. Oficina Perdiz. Dir. Marcelo Díaz (DF,2006), Paola. Dir. Eduardo Chaves (PB,2004), Na Corda Bamba. Dir. Marcos Buccini (PE,2006), Lurdinha a Vendedora de Ilusões. Dir. Cesar Cavalcanti (SC,2007), Porr Gentileza. Dir. Dado Amaral (RJ,2002), Truques, Xaropes e Outros Artigos de Confiança. Dir. Eduardo Goldenstein (RJ,2003). Na abertura da sessão MELHORES MINUTOS DE 2007. Classificação 12 anos.

O Centro de Referência da Música Carioca e o Centro Coreográfico também contam com exibição de vídeos, filmes e curtas em sua programação, mas não há uma periodicidade exata.

Conhece mais cineclubes na região? Coloque nos comentários abaixo.

Agora é só pegar a pipoca e curtir ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário