Em 2010 os profissionais da cultura ganharam dois “presentes” virtuais que vão colaborar, e MUITO, para sua formação e conteúdo profissional. É hora de aprender com quem faz, troca de experiências.
O primeiro deles chegou em maio, a revista eletrônica “Fazer e Vender Cultura”, uma realização do Clube da Cultura. A revista surgiu para trazer coesão entre as partes isoladas do meio cultural, unir forças, e mostrar o setor cultural como um potencial setor econômico, entendendo que a incapacidade de entender-se dessa forma é, hoje, a sua maior fraqueza.
O primeiro deles chegou em maio, a revista eletrônica “Fazer e Vender Cultura”, uma realização do Clube da Cultura. A revista surgiu para trazer coesão entre as partes isoladas do meio cultural, unir forças, e mostrar o setor cultural como um potencial setor econômico, entendendo que a incapacidade de entender-se dessa forma é, hoje, a sua maior fraqueza.
"Fazer e Vender Cultura - Uma revista para produtores culturais
O Produtor Cultural é aquele que empresaria e administra um projeto, produto ou evento cultural. Existem os profissionais e os amadores. No primeiro grupo a maior parte é de autodidatas, já que a possibilidade de formação acadêmica é recente. É grande o contingente de jovens atuando na área mas a consciência de uma categoria profissional é incipiente. Os mais antigos, têm laços de classe com os segmentos nos quais atuam: teatro, cinema, TV etc, que tem sindicatos e legislações específicas. Existem também muitos amadores sérios e dedicados atuando que não identificam a si mesmos como produtores culturais e trabalham, principalmente, dentro de instituições, associações e empresas. O produtor cultual é um empreendedor por natureza. Gosta de realizar e se realiza fazendo acontecer. Entende que gerar dinheiro com sua atividade é a maneira de continuar nela. Interessa-se tanto pelo artístico quanto pelo “técnico”. É um generalista: diversas áreas de conhecimento chamam sua atenção. Na verdade, um bom produtor é um especialista em generalidades. É um líder, naturalmente. Sempre tem muitas idéias e as defende com garra. Exercita o senso crítico e utiliza sua criatividade de forma a resolver problemas práticos. Valoriza a forma, a estética e a criatividade. Nossa revista, mensal, tem como missão ser útil para este público.”
Com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e da Oi, com apoio do Oi Futuro, a revista já está em sua terceira edição e, além do conteúdo online, conta com a realização de um colóquio mensal no Oi Futuro, para fazer a discussão acontecer também no mundo não-virtual.
Acessem www.fazerevendercultura.com e sigam @fazerevender.
Um site que traz as vozes dos maiores gestores, produtores, diretores e trabalhadores dos bastidores de projetos culturais do país, sem formalismos acadêmicos, através de vídeos e livros que podem ser acessados livremente. A idéia é mesmo mostrar a experiência de cada um, e no quanto isso pode agregar e acrescentar no trabalho de quem está atuando no meio hoje em dia.
Segundo a apresentação do site, o “Produção Cultural no Brasil “é uma provocação a todos que tenham interesse em pensar e produzir cultura no país”. A finalidade seria a de traçar um painel histórico e atual da cultura nacional para que diferentes regiões e produções culturais pudessem dialogar e refletir sobre o assunto.
Nuvem de tags com as palavras mais usadas no projeto conceitual do Produção Cultural no Brasil
“Produção Cultural no Brasil” é um projeto multimídia em três frentes:
- 100 entrevistas em vídeo com gestores, artistas e realizadores culturais de todas as regiões do Brasil (25 já estão online agora);
- 5 livros com entrevistas mais longas dos mesmos gestores, artistas e realizadores culturais (sim, eles deram duas entrevistas!);
- Esta plataforma online de conversação em torno do conteúdo produzido por nós e da produção cultural brasileira como um todo.
Os livros estarão disponíveis para download gratuito assim que forem lançados, em novembro (haverá também uma versão interativa do livro, inédita no Brasil).
O projeto é uma realização da Casa da Cultura Digital e da Secretaria de Políticas Culturais do
Ministério da Cultura , por meio da Cinemateca Brasileira e da Associação Amigos da Cinemateca. Para a execução, foram acionadas três empresas: a Beijo Técnico Produções, a Garapa Coletivo Multimídia e a Fli.
É válido lembrar que o portal fará um lançamento na UFF, dia 30/09, próxima quinta-feira, e estão todos convidados:
Gostei muito desse texto, então, quer compartilhar lá no blog?
ResponderExcluirFica à vontade ;)
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