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9 de abr. de 2010

Livros recentes sobre cultura, mercado, e economia da cultura

Livros - "Economia da Cultura – Ideias e Vivências" e "O Poder da Cultura"

Economia da Cultura – Ideias e Vivências

Em novembro de 2009, no Seminário Nacional de Economia da Cultura e Extensão Universitária, aqui no Rio de Janeiro foi lançado o livro "Economia da Cultura- Ideias e vivências", orgorganizado por Ana Carla Fonseca Reis e Kátia de Marco, que reúne pesquisas, conceitos e relatos institucionais que aprofundam o assunto de maneira esclarecedora e descomplicada.

Em dezembro o livro foi lançado em São Paulo, no Observatório Itaú Cultural e agora, a partir de abril, será lançado no resto do Brasil, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, acompanhando o seminário Economia da Cultura e Desenvolvimento.



Autores: Adair Rocha; Ana Carla Fonseca Reis; Carlos Frederico Barros, Cristina Lins, Eliane Costa, Fabio Ferreira; Heliana Marinho; Ivan Lee; José Arnaldo Deutscher; Kátia de Marco; Leandro Valiati; Lia Calabre; Luiz Carlos Prestes; Marcos Mantoan; Paulo Miguez; Rita Pinheiro Machado; Sydney Sanches; Tânia Pires.

Editora: e-livre

O livro é uma coletânea de textos desenvolvidos por especialistas e pesquisadores de diversas universidades brasileiras, organizado pelas professoras Ana Carla Fonseca Reis e Kátia de Marco, realizado pela Associação Brasileira de Gestão Cultural, com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

A estrutura de conteúdo do livro está fundamentada em conceitos e conteúdos básicos da Economia e da Administração aplicados às diversas facetas de mercados potenciais junto aos setores culturais. São dez capítulos, divididos em duas partes: a primeira apresenta ideias conceituais e a segunda compreende a apresentação de uma experiência institucional afim À temática de cada capítulo.O livro tem o intuito de dinamizar o mote de desenvolvimento intrínseco à programas e projetos culturais, enquanto geradores de cadeias econômicas produtivas, propulsoras da ampliação da geração de emprego e renda, da qualidade de vida e da democratização de acessos ao consumo cultural, em camadas mais extensas das populações regionais.

Versão impressa: R$ 38,00 – Envio em até 10 dias úteis, mais prazo do frete
Contato para a venda: http://www.gestaocultural.org.br/contato.asp
http://www.editoraelivre.com.br

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O Poder da Cultura - Leonardo Brant

Leonardo Brant lança sua obra no dia 14 de abril, às 19h, na Universidade Cândido Mendes, e discute o papel da cultura na sociedade em aula inaugural, gratuita e aberta ao público. O livro busca desvendar e oferecer um olhar mais cuidadoso sobre a importância da cultura em nossa sociedade, bem como a relação e o comprometimento de todos os cidadãos com a sua função pública e seu papel estratégico.

De maneira prática, ilustrativa e propositiva, questões que vão desde a definição de cultura, sua função pública, a relação direta entre cultura e desenvolvimento, com o mercado, os desafios da pós-modernidade para artistas e agentes culturais e as intervenções do poder público na dinâmica cultura de uma sociedade, entre outros, estão reunidos no livro de Leonardo Brant.

Para Brant, o reconhecimento e a valorização da cultura são fundamentais para o desenvolvimento dos povos em um sentido amplo: a cultura se junta aos temas sociais e ambientais para formar os pilares básicos para dar significado mais efetivo e abrangente a uma nova noção de desenvolvimento e sustentabilidade.

Um dos principais desafios do livro é auxiliar o debate público em torno da necessidade de se criar um novo modelo capaz de orientar uma relação de compromisso de todos com a importância estratégica da cultura. “Este livro consolida, de certa forma, minha experiência de dez anos de trabalho como consultor dedicado a potencializar e dinamizar empreendimentos culturais sustentáveis.”

Outras informações: http://opoderdacultura.com.br

Sobre o autor: Leonardo Brant é pesquisador de políticas culturais e presidente da Brant Associados, consultoria estratégica para empreendimentos socioculturais. Criou e edita Cultura e Mercado, o mais influente blog de políticas culturais do Brasil. É autor dos livros Mercado Cultural, Diversidade Cultural (org.) e Políticas Culturais vol.1 (org.). Conferencista internacional e coordenador de cursos de formação na área cultural, Leonardo é fundador do Instituto Pensarte (Brasil), do Divercult (Espanha) e do Cemec – Centro de Estudos de Mídia, Entretenimento e Cultura. É também diretor do webdocumentário Ctrl-V :: VideoControl, sobre a indústria e as políticas para o audiovisual.

SERVIÇO:
Sessão de autógrafos e palestra do livro ‘O poder da cultura’, de Leonardo Brant
Data: 14/04/10
Horário: 19h
Local: Universidade Cândido Mendes (Salão Marquês de Paraná)
Endereço: Rua da Assembléia, 10 – 42º andar / Centro
Informações: (21) 3543-6489 pecs@candidomendes.edu.br

Preço do livro: R$ 27,00
Editora Peirópolis

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