7 de mai de 2012

Sábado estreia o CineOca, o mais novo cineclube da Grande Tijuca



O Tijucultural, após período de recesso, retoma suas atividades agora em maio, com uma notícia muito importante para a região: a estreia do CineOca, o mais novo cineclube da Grande Tijuca.

A estreia do CineOca será no próximo sábado, 12 de maio, às 18h, na "Aldeia Maracanã", localizada no antigo Museu do Índio, vizinho ao estádio Maracanã, com entrada pela Radial Oeste, em frente à linha do trem, entre as estações do Maracanã e São Cristóvão. O prédio do antigo Museu pertence ao Ministério da Agricultura e foi rebatizado de “Aldeia Maracanã” desde o dia 20 de outubro de 2006. Atualmente, 35 indígenas de várias etnias mantém a ocupação do espaço.

A ideia do cineclube surge, então, para movimentar a cultura local: trazer debates, filmes diversos, democratizar o acesso à cultura.

Porém, há uma questão maior e urgente envolvida: a atividade surge, também, pela necessidade de manter a ocupação da Aldeia neste espaço, devido ao risco que ela corre de ser removida por conta da Copa do Mundo de 2014. O poder público não é claro, mas há especulações sobre a construção no local de um shopping e até mesmo de um estacionamento. Assim, convocamos a todos a se juntar à causa e ter um ótimo fim de tarde, com muitos filmes e debates interessantes.

A sessão terá início às 18:00 e será seguida de debate com Téo Cordeiro (representante do Comitê Popular Copa e Olimpíadas – Rio); mais representantes das comissões e frentes estaduais e municipais de cultura; e aguardamos a confirmação do deputado federal Alessandro Molon. Mediação do Cacique Carlos Tukano.

- MULHERES GUERREIRAS, DE Kamikia Kisedje e Winti Suyá, MT, 2011, 12’
- PRIARA JÔ, DEPOIS DO OVO, A GUERRA, de Komoi Panará MT, 2008, 15’
- NAIÁ E A LUA , de Leandro Tadashi, SP, 2010, 13’
- Vozes da Missão - Favela do Metrô, de Plataforma Dhesca e Witness, 2011, 5'

O evento começa mais cedo, às 11 da manhã, com um almoço, trocas de experiências, contação de histórias, exposição e venda de artesanatos.

Realização: Aldeia Maracanã
Apoio: Movimento Social Partido da Cultura (PCult-RJ), Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ), Cidadela/Cineclube Beco do Rato, Cineclube Tela Brasilis, Imaginário Digital/Festival Visões Periféricas.
Contato: 21-8362-1472 / 7479-7046 (Apurinã) // 21-8376-5987 (Tukano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário