Páginas

27 de jun. de 2011

Destaque da semana: Descolagem #7



O destaque dessa semana vai para o evento DESCOLAGEM, que vai acontecer no próximo fim de semana, dias 2 e 3 de julho, no NAVE (Núcleo Avançado em Educação) – Oi Futuro, na Rua Uruguai, 204 – Tijuca, a partir das 15h.

O que é DESCOLAGEM?

Descolagem é um projeto do jornalista e blogueiro Beto Largman, em parceria com o Oi Futuro, que pretende discutir o impacto das novas tecnologias no modo de produção e compartilhamento do conhecimento e da informação. Um evento Descolagem pode ser uma palestra, mas também uma mesa redonda, um filme, uma performance, um curso, workshop ou o meio de difusão que mais se adequar ao momento, à proposta, ao assunto, ao século em que vivemos. A ideia é que o Descolagem, realizado no NAVE, seja um “tubo de ensaio” para experimentar novos formatos de interação em ambientes de aprendizagem.

No Descolagem, qualquer um pode ter a palavra, pois os comentários e postagens feitos durante o evento em redes sociais como Twitter, Flickr, YouTube e blogs são exibidos em telões espalhados pelo espaço. Desta forma, os participantes podem fazer perguntas aos convidados e emitir opiniões, tanto presencialmente como à distância, uma vez que é possível acompanhar o evento ao vivo, via streaming, pela internet. O conteúdo digital gerado nas edições do Descolagem (vídeos, estudos, apresentações) fica disponível online após a realização dos encontros – assim, o projeto contribui com um material de pesquisa variado que pode ser aproveitado tanto pelo público do NAVE como por qualquer internauta interessado.


As novidades dessa edição: Descolagem #7 - As novas conexões do saber

O surgimento de tecnologias e dispositivos digitais e a rápida expansão do acesso à internet estão impactando, de maneira sem precedentes, o modo como transmitimos e compartilhamos o conhecimento na sociedade – seja nas escolas, em casa ou nas empresas.

No sábado, foram convidados o professor e pensador Henry Jenkins, o professor, pesquisador e artista eletrônico Zach Lieberman, o DJ, pesquisador e artista interativo Daito Manabe e o educador e pesquisador Rafael Parente para refletirem sobre todas essas mudanças.

Jenkins e Lieberman são os convidados especiais desta edição, pela contribuição que ambos têm dado sobre estes assuntos em seus trabalhos. Lieberman mostrará como o compartilhamento de pesquisas e técnicas podem acelerar evolução da tecnologia e, ao final do evento, Jenkins fará uma apresentação especial e inédita sobre o tema do Descolagem. Ele vem ao NAVE numa parceria da produção com a empresa de transmedia storytelling Os Alquimistas, da qual é conselheiro.

Na ocasião, será inaugurada também a EXPO_NAVE_2011, uma exposição com trabalhos interativos de Zach, Daito e outros artistas de várias partes do mundo.

O encontro contará com transmissão ao vivo pela internet, na página Oi Futuro (www.oifuturo.org.br), a partir das 15h.

No domingo, dia 3, haverá uma série de Descoshops: workshops que serão ministrados nas salas e laboratórios do NAVE sobre temas como arte interativa, games, mashups e programação, entre outros assuntos. Para se inscrever no Descolagem e nos Descoshops é só clicar aqui Inscrições até o final do dia de amanhã, 28/06, e as vagas são limitadas.

O projeto Descolagem conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Conheça melhor o projeto nos canais: VideologFacebook e Twitter.

Descolagem
Data: Sábado, dia 2 de julho de 2011
Horário do início: 15h. Os portões estarão abertos a partir das 14h.
Local: NAVE – Núcleo Avançado em Educação
Endereço: Rua Uruguai, 204 – Tijuca
Entrada gratuita
Lotação do salão principal: 150 lugares (não há lugares marcados)

Descoshops – Workshops do Descolagem
Data: Domingo, dia 3 de julho de 2011
Horário do início dos workshops: 15h. Os portões estarão abertos a partir das 14h.
Local: NAVE – Núcleo Avançado em Educação
Endereço: Rua Uruguai, 204 – Tijuca
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário